sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conceitos III


Comportamento do consumidor: saber quais são as influências no comportamento de compra do consumidor. Conhecer os processos de decisão de compra

Fatores culturais: Cultura é o principal determinante de comportamento e dos desejos da pessoa (criança brasileira X EUA). Sub-cultura fornece identificações e socializações mais especificas para cada membro(criança do nordeste X criança do Rio Grande do Sul). Classe social não reflete apenas renda mas grau de instrução, padrões, atividade de lazer etc (criança da classe A X criança da classe E).

Fatores sociais: Grupo de referência todos aqueles que têm influência direta ou indireta sobre as atitudes ou comportamento da pessoa; Família tem grande influencia no comportamento do comprador, família exerce cada vez mais influencia na decisão da compra dos demais. Papel e status social A posição em que cada grupo pertence é definido como papéis e status. Assim um profissional pode representar na família um papel de pai, e na empresa um papel de gerente.

Fatores Pessoais:  Cada consumidor reage de uma forma diferente. Idade e estágio no ciclo de vida o consumo de produtos e serviços também depende da posição no ciclo de vida do consumidor. A criança, o adolescente, o adulto e o idoso têm hábitos diferentes em como se alimentar, se vestir e na hora do lazer. Ocupação e Circunstâncias Econômicas Variáveis como profissão, ocupação e condições econômicas definem status e poder aquisitivo e também definem claramente o consumo de produtos específicos. ( um presidente de uma empresa comprará ternos caros, enquanto que um operário comprará roupas e calçados de trabalho e marmitas.) A escolha do produto também é afetada pelas circunstâncias econômicas: renda disponível (nível, estabilidade). Estilo de Vida Há pesquisas onde são investigadas atividades, interesses e opiniões.  Após identificar grupos de consumidores com estilos de vida semelhantes pode-se oferecer produtos ou serviços que atendam a necessidades comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário