Canais de Marketing:
· Canais de Comunicação (jornais, revistas, CD roms, folhetos, rádio, outdoors, internet, TV, diálogo)
· Canais de Distribuição (armazéns, veículos, atacadistas, varejista, distribuidores)
· Canais de Vendas (televendas, vendedores, seguradoras)
Canais de Suprimentos é um conjunto de abordagens usadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes e distribuidores de modo que o produto ou serviço seja produzido e distribuído na quantidade certa, para o local e tempo certo de forma de minimizar os custos.
Concorrência: é a mais importante, pois tem que ficar de olho no concorrente em relação ao seu crescimento. OS concorrentes são competitivos. Com esse esquema M. Porter analisa todos os pontos essências para a empresa, desdes os novos entrantes, o poder de barganha do fornecedor que ele estipula o que o comprador vai levar, pois o produto carro chefe tem que ser levado junto com outro produto. OS substitutos, produtos similares ao da empresa, poder de barganha do comprador, compra mais e o valor que repassa para o cliente é menor.
Modismo é imprevisível, de curta duração e não tem significado político, social ou econômica.
Tendência: mais previsíveis, duradouras, revelando como será o futuro.
Megatendência: grandes mudanças sociais, econômicas e políticas que se formam lentamente e uma vez estabelecidas nos influenciam por algum tempo.
O ambiente de marketing oferece tanto oportunidades como ameaças. Ambiente tarefa: tudo que tem relação direta com os processos produtivos controlada pela empresa
Ambiente Geral: formado por todas as forças externas que exercem influência sobre a empresa, mas não são controladas pela empresa, como, economia, demográfico, sócio-cultural, tecnologia, natural, ambiente político-legal.
O ambiente de marketing é composto de um microambiente e um macroambiente. O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes — a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos.
O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente — forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário