sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conceitos III


Comportamento do consumidor: saber quais são as influências no comportamento de compra do consumidor. Conhecer os processos de decisão de compra

Fatores culturais: Cultura é o principal determinante de comportamento e dos desejos da pessoa (criança brasileira X EUA). Sub-cultura fornece identificações e socializações mais especificas para cada membro(criança do nordeste X criança do Rio Grande do Sul). Classe social não reflete apenas renda mas grau de instrução, padrões, atividade de lazer etc (criança da classe A X criança da classe E).

Fatores sociais: Grupo de referência todos aqueles que têm influência direta ou indireta sobre as atitudes ou comportamento da pessoa; Família tem grande influencia no comportamento do comprador, família exerce cada vez mais influencia na decisão da compra dos demais. Papel e status social A posição em que cada grupo pertence é definido como papéis e status. Assim um profissional pode representar na família um papel de pai, e na empresa um papel de gerente.

Fatores Pessoais:  Cada consumidor reage de uma forma diferente. Idade e estágio no ciclo de vida o consumo de produtos e serviços também depende da posição no ciclo de vida do consumidor. A criança, o adolescente, o adulto e o idoso têm hábitos diferentes em como se alimentar, se vestir e na hora do lazer. Ocupação e Circunstâncias Econômicas Variáveis como profissão, ocupação e condições econômicas definem status e poder aquisitivo e também definem claramente o consumo de produtos específicos. ( um presidente de uma empresa comprará ternos caros, enquanto que um operário comprará roupas e calçados de trabalho e marmitas.) A escolha do produto também é afetada pelas circunstâncias econômicas: renda disponível (nível, estabilidade). Estilo de Vida Há pesquisas onde são investigadas atividades, interesses e opiniões.  Após identificar grupos de consumidores com estilos de vida semelhantes pode-se oferecer produtos ou serviços que atendam a necessidades comuns.

Conceitos II


Canais de Marketing:
·         Canais de Comunicação (jornais, revistas, CD roms, folhetos, rádio, outdoors, internet, TV, diálogo)
·         Canais de Distribuição (armazéns, veículos, atacadistas, varejista, distribuidores)
·         Canais de Vendas (televendas, vendedores, seguradoras)

Canais de Suprimentos é um conjunto de abordagens usadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes e distribuidores de modo que o produto ou serviço seja produzido e distribuído na quantidade certa, para o local e tempo certo de forma de minimizar os custos. 

Concorrência: é a mais importante, pois tem que ficar de olho no concorrente em relação ao seu crescimento. OS concorrentes são competitivos.  Com esse esquema M. Porter analisa todos os pontos essências para a empresa, desdes os novos entrantes, o poder de barganha do fornecedor que ele estipula o que o comprador vai levar, pois o produto carro chefe tem que ser levado junto com outro produto. OS substitutos, produtos similares ao da empresa, poder de barganha do comprador, compra mais e o valor que repassa para o cliente é menor.

Modismo é imprevisível, de curta duração e não tem significado político, social ou econômica. 

Tendência: mais previsíveis, duradouras, revelando como será o futuro.  

Megatendência: grandes mudanças sociais, econômicas e políticas que se formam lentamente e uma vez estabelecidas nos influenciam por algum tempo.

O ambiente de marketing oferece tanto oportunidades como ameaças. Ambiente tarefa: tudo que tem relação direta com os processos produtivos controlada pela empresa
Ambiente Geral: formado por todas as forças externas que exercem influência sobre a empresa, mas não são controladas pela empresa, como, economia, demográfico, sócio-cultural, tecnologia, natural, ambiente político-legal.
O ambiente de marketing é composto de um microambiente e um macroambiente. 

O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes — a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. 

O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente — forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

Conceitos de marketing

O que é Marketing
identificar desejos e atendê-los. Processo de atrair e manter cliente. Marketing procura obter o melhor ajuste possível entre a demanda e a oferta.   
Conceito: necessidade – desejo – demanda – transação – produto.

Mercado compra tarefas, produtos, serviços e bens com a finalidade de lucro

Mercados: inclui mercado consumidor, mercado empresarial, mercado global e mercado sem fins lucrativos.
Mercado Consumidor é composto por pessoas e/ou organizações que busca satisfazer as suas necessidades materiais através da compra. Mercado consumidor é fundamental para atingir a satisfação do cliente, por conseguinte, o crescimento do negócio.
Mercado Empresarial são as empresas que vendem bens ou serviços pata outras empresas (B2B)
Mercado Global são empresas que vendem bens e serviços para outros países.
Mercado Sem Fins Lucrativos(3.º setor) são empresas que vendem bens e serviços para organizações como igreja, fundações, instituições de caridade, órgãos públicos.
Mercado-Alvo são grupos de compradores com características e interesses semelhantes.

Objetivos

Neste blog tenho o objetivo de compartilhar o conhecimento que venho adquirindo no meu curso de formação em marketing