sábado, 2 de julho de 2011

Marketing no Varejo

Introdução:
O varejo brasileiro sofreu alterações muito rápidas para se adaptar às constantes demandas da globalização e à chegada de novos grupos estrangeiros que começaram a conquistar o mercado. Atualmente, os varejistas estão entre as grandes empresas brasileiras, comprovando que o setor tem ganhado importância na economia do país.

Mas o que é varejo? Primeiramente iremos analisar os conceitos básicos do marketing de varejo e como os varejistas atuam no mercado e quais são as principais organizações varejistas e suas divisões.

Conceitos Básicos:
Segundo Kotler, o varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal ou familiar. Portanto, varejista é qualquer instituição que tenha como atividade a venda de produtos ou serviços ao consumidor final. Ou seja, não é apenas o lojista, mas aquele envolvido em qualquer tipo de venda que acesse, diretamente esse consumidor.
Para compreender melhor o conceito de varejo, podemos usar o conceito de atacado para diferenciá-los:

• Varejo é a venda a granel, em pequena quantidade.
• Atacado por sua vez é a venda realizada em grande quantidade – inclui todas as atividades relacionadas com a venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou para uso comercial.

Uma transação atacadista tenda a ser baseada em grandes quantidades de produtos, ao contrário de uma transação varejista. Contudo não é a quantidade que determina se uma transação é atacadista ou varejista, mas sim a sua finalidade.
Esta diferença tem importância quando analisamos sobre as decisões de compra de um cliente – as quais tendem ser mais racionais no atacado do que no varejo.
Por exemplo, estratégias de visual merchandising têm maior probabilidade de sucesso no varejo do que no atacado.

Novo Conceito de Varejo:
Diversos fatores têm contribuído para a modificação do formato do varejo nos últimos anos. A globalização é um dos mais importantes, uma vez que ajuda a consolidar o mercado. Para isso ela concentra poder em grandes grupos varejistas e dissemina novos modelos de negócios por meio de grandes marcas: McDonalds, Carrefour, Leroy Merlin, etc.

• Por um lado, as empresas que grande porte focam na economia de escala com o objetivo de aumentar as vendas por meio de preço baixo, atendendo a um grande número de clientes;

• Por outro lado, os varejistas de pequeno porte tendem a se especializar de acordo com o perfil de seu público-alvo;

Constantes Alterações:
Dentro do novo conceito de varejo, estabelecem-se parcerias entre varejistas e fornecedores, que cooperam no desenvolvimento de uma logística integrada. Essa logística visa à diminuição nos níveis de estoques e do custo do canal de distribuição por meio da ferramenta just-in-time. Além disso, montam-se centros de distribuição e pontos de venda abastecidos diretamente do fornecedor.

Sem as diversas tecnologias – como leitoras óticas de códigos de barras, etiquetas eletrônicas, gerenciadores de bancos de dados e sistemas de reposição contínua – não seria possível o desenvolvimento de novas formas de atender ao cliente com qualidade, rapidamente e a custos reduzidos.
O varejo também precisa se adaptar ao comportamento do consumidor e a mudança do perfil de cliente. Não é apenas a qualidade e o preço que são analisados na compra, o consumidor considera a rapidez, a conveniência, o atendimento, as formas de pagamento, prazo de entrega e até o horário de funcionamento das lojas, além da maior quantidade de produtos e marcas num mesmo local.

Amanhã continuarei escrevendo sobre a distribuição do varejo, formatos do varejo com e sem loja, e tipos de organizações de varejo.

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