terça-feira, 2 de novembro de 2010

Comportamento do consumidor


Qual é a importância do estudo do comportamento do consumidor no contexto da administração de marketing?
 
Estudar o comportamento do consumidor é um dos principais pontos que uma empresa precisa fazer para conhecer os seus clientes e ter sucesso.
O estudo do comportamento do consumidor em administração em marketing leva-nos a analisar o que os consumidores compram, porque compram, quando compram, onde compram, com que frequência o compram e com que frequência o usam.
Estudando essa matéria iremos compreender a vida dos clientes, seu cotidiano e a maneira como encaram os produtos e serviços de uma empresa.
O comportamento do consumidor não é um campo novo, e através da sua expansão de ideias e conceitos, recebe influências de várias outras matérias, como Economia, Antropologia, Psicologia e outras.
O propósito do Marketing em estudar o comportamento do consumidor é atender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, estudar como indivíduo, grupo e organizações selecionam, compram, usam bens, serviços, ideias ou experiência para satisfazer as suas necessidades e desejos. Nunca foi simples entender o comportamento e conhecer os consumidores. Eles podem declarar suas necessidades e desejos, mas agem de outra maneira.
Os consumidores variam em idade, renda, educação, gostos e outras variáveis e estes fatores fazem os administradores em marketing compreender o comportamento dos consumidores, buscando agrupá-los em segmentos de consumo. E as características incluem entre quatro fatores como: culturais, sociais, pessoais e psicológicos.

Abordagens modernistas e pós-modernistas sobre o estudo do comportamento do consumidor.
Era modernista:
A era modernismo ou positivismo pretendia saber a forma como o consumidor recebia, armazenava e utilizava a informação sobre o consumo. Assim podia conhecer as suas formas de consumo e influir sobre elas. Para o positivismo os indivíduos são racionais e tomam as decisões depois de ponderar as alternativas.
Os profissionais procuravam entender e prever o comportamento, descobrindo relações de causa-efeito. Procurando generalizar os resultados e conclusões.
Era Pós-Modernista:
Os profissionais de marketing procuram entender o comportamento sem influenciá-lo. Interpreta o consumo (ato/ experiência) como algo único. Pretende entender o significado da propriedade e consumo de algo para a vida. O consumidor se comporta no mercado (ação) e as empresas podem visualizá-lo.
No entanto, suas reais intenções, motivações e atitudes, na maioria das vezes, permanecem ocultas, como iceberg.
IcebergParte Visível: ação e comportamento
Parte Invisível: motivos/ necessidades, crenças, percepção, preconceitos, estado de espírito, situação, etc....
O Iceberg é um bloco de gelo onde apenas 10% do grande bloco de gelo estão visíveis acima da superfície. Traduzindo esta parte para o consumidor diário, ele apenas mostra o seu lado no que diz respeito à ação, o ato da compra em si. Mas os motivos que existem mesmo são através de suas opiniões pessoais e culturais.

O pós-modernismo na pesquisa de comportamento do consumidor surge seguindo essa série de “antis”. De forma mais específica, o pós-modernismo surge como crítica ao modernismo e seu principal representante: o paradigma positivista/empirista lógico.

2 comentários: